sábado, 30 de janeiro de 2010

Meu avô paterno


Meu pai, Ortis Lopes de Faria, era filho de Lacordaire Lopes de Faria e Adelaide Amélia de Faria.

Meu avô Lacordaire, vulgo Solá, Tilá (pelos parentes) Dinho ou Dindinho (pelos netos), era professor de música e de solfejo, além de lavrador.

Ele mesmo tocava um instrumento de sopro que chamavam de “ofoclide. Este instrumento talvez fosse uma tuba ou um saxofone antigo.

Stella da Costa César, de Capela Nova, disse-me que achava muito interessante um velhinho dando aula de música. Em Capela Nova a turma se reunia para fazer festas de Carvalhada; o meu avô e parceiros iam para tocar.

Meu pai contou para meu irmão, Derinho, que ele tinha um cavalo branco de nome Bainho, muito bravo que ele mesmo adestrou. Nas festas de Capela Nova, papai entrava montado em seu cavalo branco, andando somente nas patas traseiras.

Vovô teve 10 irmãos (com ele, 11 irmãos). Ele nasceu no Glória, hoje Caranaíba, aos 15/08/1859.

Era filho de José Lopes de Faria, casado com Adelaide Cristina de Assis, a Dindinha ou Sá Adelaide. Esse casal morou no Glória, na Fazenda da Conquista, onde meu pai nasceu. A fazenda foi destruída em 1992.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ladinha,
    É com alegria e emoção o que sentimos ao vê-la falar de sua família, pois você fala diretamente com o coração das pessoas...
    Temos muito respeito e uma profunda admiração pelos seus pais, referência para o meu falecido marido Frederico Wagner Balena Faria.
    O nosso forte, carinhoso e respeitoso abraço.
    Magda, Frederico e Gustavo Aguiar Balena de Faria.
    Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2010.

    ResponderExcluir
  3. Minha bisavó é Alvina Lopes de Assis, e meu bisavô Abílio de Assis Barbosa... Sou neto do seu primo João da Matta Barbosa. Ele mora em Resende-RJ, e eu no Rio Grande do Sul...
    Estudo bastante a história da família... Gostaria de conversar contigo.
    Meu email é felivia.moeda@hotmail.com
    Saudações

    ResponderExcluir
  4. Ladinha,
    Em primeio lugar, parabéns pelo site.
    Me chamo Cristiano João dos Reis Milagres de Paula, trabalho na área de turismo mas também sou genealogista.
    Visitem o site: www.familiamilagres.com.br

    Lá consta parte da história dos Lopes de Faria...eu também descendo deles, dos Lopes de Faria do Glória-Caranaíba/Capela Nova/Queluz de Minas, bem como da família Milagres da região.
    Além disso, os descendentes de José Lopes de Faria e Adelaide Cristina de Assis, bem como de Cristiano Lopes de Faria ou Lopes de Assis, todos descendem da família Milagres também.
    Tenho boa parte da história da família.
    Aguardo contato no e-mail: cristianomilagres@ig.com.br ou no msn: cristianomilagres@hotmail.com
    Abraços.
    Cristiano

    ResponderExcluir